Marcação de Consultas
(82) 2123-7001
(82) 99641-0388
Central de Atendimento (82) 2123-7000

Acesso Rápido

Notícias
10/11/2021

EQUIPE MÉDICA DO HMAR INICIA NOVO PROCESSO PARA PERDA DE PESO

Segunda redução de estômago por endoscopia foi realizada em Maceió

Médicos que participaram do procedimento

A equipe do Núcleo de Endoscopia Digestiva do Hospital Memorial Arthur Ramos realizou no mês de outubro mais um procedimento de redução de estômago por endoscopia (Gastroplasfia Endoscópica), em Maceió. O paciente de Maceió, tinha IMC (Índice de Massa Corporal) de 31,3. Esse tipo de procedimento é indicado para pacientes com obesidade leve ou moderada.

Liderada pelos Médicos Endoscopistas Hunaldo Menezes e Nilza Maria Marques, além da Médica Residente de Endoscopia do Serviço Larissa Cavalcanti, a equipe recebeu o também o endoscopista Luiz Gustavo Quadros, que veio de São Paulo para acompanhar o procedimento, que é considerado grande um avanço técnico na Medicina.

A gastroplastia endoscópica é uma técnica nova para tratamento da obesidade, sendo opção de tratamento para aqueles pacientes com obesidade grau 1 e 2 que não se encaixam nos critérios da cirurgia bariátrica metabólica ou aqueles obesos mórbidos com alto risco cirúrgico e ainda os que não aceitam o procedimento cirúrgico.

A técnica é realizada através de endoscopia, com paciente sob anestesia geral, em centro cirúrgico, no qual o endoscopista com ampla visão do estômago realiza sutura no órgão, deixando-o de forma tubular, reduzindo o seu tamanho em torno de 70%, sem sem cortes e sem cirurgias.

Apesar de ser recente no Brasil, a Gastroplastia Endoscópica já é realizada há cinco anos na Europa e Estados Unidos e os resultados são bem positivos. Em média, os pacientes submetidos a este procedimento perdem em torno de 20% do seu peso inicial. Por não ser um procedimento cirúrgico, a recuperação do paciente é mais rápida, permitindo alta no mesmo dia e retorno às atividades com 48 a 72 horas.

 

 

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Informar WEB

Dica do especialista na Rádio Mix Maceió com o neurocirurgião Dr. Jacks Tenório

Dra. Yelnya C. S. Dória
Diretora Técnica 
CRM/AL 2209 / RQE 4183
Hospital Memorial Arthur Ramos  |  Rua Hugo Corrêa Paes, N º 253 - Gruta de Lourdes - Cep - 57052-827  |  (82) 2123-7000 / Marcação de consultas: 2123-7001