Marcação de Consultas
(82) 2123-7001
(82) 99932-0155
Central de Atendimento (82) 2123-7000
Marcação de Exames
  • Ecocardiograma

    2123-7606

    Endoscopia e Colonoscopia

    2123-7162

    Raio X

    2123-7155

    Tomografia e Ressonância

    3194-3250

    Ultrassom

    2123-7140

    Bera e audiometria

    2123-7096

Notícias
30/11/2021

NOVEMBRO ROXO

Psicologia Hospitalar celebrou o Dia Mundial da Prematuridade com ação voltada para as famílias de bebês que passaram pelo HMAR

Mural dos Prematuros reuniu histórias de bebês que passaram pela UTI Neonatal

O dia 17 de novembro marca a celebração do Dia Mundial da Prematuridade, criado para chamar a atenção para um problema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. Mais de 12% dos nascimentos no Brasil acontecem antes da gestação completar 37 semanas, o dobro do índice de países europeus. Os problemas da prematuridade vão além do baixo peso, um prematuro precisa de cuidados especiais de uma UTI Neonatal, o que aumenta em três vezes o risco de morte e sequelas futuras para sua vida adulta.

Ao mesmo tempo em que precisamos chamar atenção para a prematuridade, queremos salientar a importância de comemorar a vitória de cada família que vivencia essa experiência e pode levar seus filhos para casa, com saúde e prontos para se desenvolverem com todo o amor que os espera!

Pensando nisso, no dia 17 de novembro, o setor de Psicologia Hospitalar do Hospital Memorial Arthur Ramos (HMAR) preparou o Mural dos Prematuros, exposto na entrada principal do hospital. “É com muito carinho que prestamos essa homenagem aos bebês pequeninos e frágeis, mas que são grandes guerreiros e heróis. Através desta exposição fotográfica, homenageamos as mamães, os papais e toda a família desses bebês prematuros”, explicou a psicóloga Elizângela Estevam, uma das responsáveis pela iniciativa.

A exposição contou com o apoio das famílias e reuniu cerca de 40 fotos de bebês que já estiveram ou ainda estão internados na UTI Neonatal e nasceram de forma prematura. O objetivo foi proporcionar um momento acolhedor e humanizado para as mães e pais que tiveram um parto antecipado e que passaram pelos cuidados da UTI Neonatal.

 

Confira relatos de familiares que participaram desse momento que trouxe esperança para os pais que ainda enfrentam a prematuridade:

 

“Gostaria muito contar a vocês que o reencontro neste dia 17/11 será para sempre meu renascimento como Mãe de Prematura. Eu esperei esse dia de uma forma que não sei explicar se era ansiedade, medo ou alegria. Era um misto de emoções, pois queria me reencontrar com as pessoas mais importante para minha família. Foi uma experiência linda e tinha gosto de vitória, e eu só agradeço ao senhor por isso”.

Meu nome é Aurea Gisa, mãe da pequena e grande guerreira Maria Theresa Vitoria.

 

“Depois de 128 longos dias de internação, voltar ao hospital 5 meses depois para ser homenageada me faz ter o coração grato demais por esse processo! Reviver os bons momentos e agradecer por uma equipe tão competente que não mediu esforços para que minha filha fosse para casa! O dia da prematuridade foi emocionante para nós, nossa filha é luz em nossas vidas e ver o carinho de todos com ela nos emociona”.

Andressa de Oliveira Rodrigues, mãe da Ayla.

 

 “Foi uma felicidade tremenda poder participar na divulgação das questões da Prematuridade e seus desafios, em um evento tão lindo e significativo nesse novembro roxo. Vivemos os dois lados da Prematuridade, o da perda (quando nos despedimos dos nossos anjinhos Ana e Davi) e a vitória com a recuperação do nosso Vinicius. Foram aproximadamente 3 meses de luta, sempre com muito acolhimento e cuidados, poder expressar nossa gratidão a esses profissionais que não desistiram deles um só instante,  através do foto antes e depois de Vini é  muito satisfatório.  Com certeza ações como essa só aumentam nossa memória afetiva com esse hospital e sua equipe de UTI Neonatal,  tão querida por nós.  Vê tantas histórias de superação,  parecidas com a nossa, naquele mural foi emocionante, pequenos  guerreiros  que lutaram pela vida com todas as forças e venceram todos os obstáculos,  com a ajuda de profissionais tão dedicados e com a fé e oração de seus pais. A essa equipe,  tão maravilhosa,  mais uma vez nossa gratidão  e que esse evento só cresça,  tamanha é a importância da informação sobre o universo desses pequeninos tão apressados.”

Com carinho Família do Vinicius.

 

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Informar WEB

Dica do especialista na Rádio Mix Maceió com o neurocirurgião Dr. Jacks Tenório

Dr. Gustavo de F. Ferreira
Diretor Técnico
CRM/AL 9400 | RQE 4983
Hospital Memorial Arthur Ramos  |  Rua Hugo Corrêa Paes, N º 253 - Farol - Cep: 57050-730  |  (82) 2123-7000 / Marcação de consultas: 2123-7001
Hospital Memorial Arthur Ramos S/A - CNPJ 01.722.424/0001-22