Marcação de Consultas
(82) 2123-7001
Central de Atendimento (82) 2123-7000

Acesso Rápido

Notícias
13/05/2022

Dia Mundial de Higiene das Mãos 2022

CCIH mobilizou profissionais do hospital em ação alusiva à data

Foram realizadas atividades nos setores de internação, UTIs e auditório do hospital
Nos dias 05 e 06 de maio de 2022, a equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Memorial Arthur Ramos (HMAR) promoveu uma ação alusiva ao Dia Mundial de Higiene das Mãos, com o objetivo de aumentar a adesão da higiene correta das mãos, um hábito simples capaz de proteger tanto os pacientes quanto os próprios profissionais contra as infecções.
 
Dentre as atividades desenvolvidas, houve a visita dos integrantes da CCIH pelas unidades internação e de Terapia Intensiva do hospital, com um momento de orientações acerca da higienização das mãos realizada pelo médico da CCIH Dr. Rodrigo Cruz e pelas enfermeiras Aliny Mota e Karolina Rodrigues.
 
Além disso, o auditório do HMAR foi transformado em uma sala de vivência prática de higienização das mãos, dividido em cinco estações. Na primeira estação os profissionais assistiram vídeos sobre a história de Ignaz Semmelweis, pioneiro na prática de lavagem das mãos como método para prevenir infecções e também conheceram Diddier Pittet, idealizador dos cinco momentos críticos para a higienização das mãos.
 
Na segunda estação puderam ver uma exposição de fotos de campanhas realizadas pela CCIH no hospital e na comunidade. A terceira estação era composta por uma simulação realística onde puderam executar ações de assistência praticando os cinco momentos da higienização das mãos.
 
Na quarta estação aprenderam a técnica correta de higienização das mãos e na última estação foi utilizada a caixa de luz negra para avaliar se a execução da técnica foi adequada e nesse momento prático foram fortalecidas as orientações sobre a importância da higienização das mãos para prevenção de infecções.
 
A ação contou também com o apoio das equipes do Núcleo de Segurança do Paciente, Qualidade e Educação Continuada. “A adesão à campanha foi bastante satisfatória, pois houve uma interação muito positiva entre profissionais, pacientes e acompanhantes. Reforçamos que todos são peças importantes no cuidado e na segurança do paciente e que higienizar as mãos é sempre a medida mais simples e eficaz para evitar infecções”, ressaltou a enfermeira Aliny Mota.
 
Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Informar WEB

Dica do especialista na Rádio Mix Maceió com o neurocirurgião Dr. Jacks Tenório

Dra. Yelnya C. S. Dória
Diretora Técnica 
CRM/AL 2209 / RQE 4183
Hospital Memorial Arthur Ramos  |  Rua Hugo Corrêa Paes, N º 253 - Gruta de Lourdes - Cep - 57052-827  |  (82) 2123-7000 / Marcação de consultas: 2123-7001